sábado, 25 de novembro de 2017

[Resenha] Crer ou Não Crer


Autores: Pe. Fábio de Melo e Leandro Karnal
Páginas: 192
Editora: Planeta


Sinopse:  O que pode dizer um homem que fez o voto de se dedicar a Deus a outro que está plenamente convencido de Deus não existe? O que pode ouvir um crente de um ateu? O que um ateu pode aprender? São questões assim que guiaram o encontro entre o padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal e resultaram neste livro. Um debate rico e respeitoso entre um cético e um católico que oferece uma referência importante aos brasileiros crentes e não crentes. Com coragem para provocar um ao outro e humildade para aceitar os argumentos, os autores discutiram pontos fundamentais, como se o mundo é melhor ou pior sem Deus e se a religião ajuda ou atrapalha. Questionaram o quanto a fé faz falta e discutiram as esperanças, os medos e a morte no horizonte de quem crê e quem não crê. Crer ou não crer é o resultado de muitas horas de conversa entre um dos padres mais amados do país com um dos mais populares historiadores. Uma obra que irá agradar e enriquecer milhões de leitores.


O livro em questão segue um diálogo entre duas personalidades brasileiras, de um lado, um padre que expressa sua fé e devoção em Deus através da música e literatura, levando milhares de pessoas para acompanhar o seu trabalho missionário, Pe. Fábio de Melo e do outro lado do diálogo temos o historiador, filósofo e um grande pensador, Leandro Karnal, que em poucas palavras consegue transmitir todo o seu vasto conhecimento.

Um diálogo fluído e em muitas partes divertido e bem humorado, conhecemos os pontos de diversos assuntos entre os dois autores, do qual fala abertamente sua fé e crença em Deus, já o outro autor expõe abertamente o seu ateísmo e o seu pensar sobre a religião. 


A obra é dividida em partes, sendo um assunto recorrente do nosso cotidiano, podemos refletir e ter uma visão diferente dos temos que são abordados no livro, uma leitura enriquecedora. 

O leitor notará em certas partes do diálogo certa provocação de ambos os lados, mais de uma forma saudável que buscam encontrar algumas respostas para os diversos questionamentos. 

A edição de “Crer ou Não Crer”, está impecável! Com uma excelente diagramação e com fonte medianas e bons espaçamentos, proporcionando uma boa leitura. 

Vale lembrar que Pe. Fábio de Melo e Leandro Karnal tiveram como base desse diálogo o livro “Em que creem o que não creem?”, do qual foi escrito por Umberto Eco e o cardeal de Roma Carlo Maria Martini, ambos dialogaram por meio das cartas e deu origem a esse fabuloso livro. 


“Crer ou Não Crer” rompe à barreira da fé e ateísmo, levando para o leitor uma obra rica em filosofia e que vai agradar todos os leitores.
Espero que vocês tenham gostado. Não se esqueçam de compartilhar e deixar um comentário supimpa. Até à próxima.



Um comentário:

  1. Gosto muito das palavras do Padre Fábio e certamente irei gostar bastante desse livro e da reflexão contida nele

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir