domingo, 25 de fevereiro de 2018

[Mudando de Assunto] O Poderoso Chefão


Título Original: The Godfather  
Direção: Francis Ford Coppola
Duração: 2h 55min 
Lançamento: 24 de março de 1972
Elenco:  Marlon Brando, Al Pacino, James Caan
Gênero: PolicialDrama

Sinopse: A saga conta a história de uma família mafiosa que luta para estabelecer sua supremacia na América depois da Segunda Guerra. Uma tentativa de assassinato deixa Vito Corleone incapacitado e força os filhos Michael e Sonny a assumirem os negócios.

ANÁLISE

O Poderoso Chefão conta a história de uma poderosa família de mafiosos, que lutam a todo custo para manter o seu nome e supremacia diante outras famílias de mafiosos na América.

Vito Corleone, ou Don Corleone, chefe da família, apadrinha e realiza favores para algumas pessoas, para que em troca, no futuro, essas pessoas também possam realizar favores a ele.

Com a chegada das drogas na cidade, as famílias vêem um mercado promissor e pede o apoio de Corleone, com proteção das influências políticas e policiais que ele tem. Mas ele nega, o que gera uma revolta e a família Corleone começa a sofrer uma série de atentados. 


Eu tinha muito receio de assistir esse filme, porque não curto filmes de máfia, tiros e todas essas coisas, porém o pessoal do trabalho estava me enchendo pra assistir, por causa das questões estratégicas que a gente pode tirar como inspiração para o mundo dos negócios (pelo amooor dos bons livros, não vá se inspirar no lado ilegal da coisa).

Depois de eu muito enrolar, o Rafa me apresentou o Cineclube Livreando. Nos desafios há vários filmes e séries para assistir em cada mês e a gente trás nossa crítica sobre as histórias. Neste mês O Poderoso Chefão era um dos desafios e eu vi a oportunidade aí, então fui assistir o filme com esse olhar estratégico e amei!

A gente que lida com clientes o dia inteiro, principalmente no Marketing, precisa ter um pouco de "maldade" com a coisas, porque as pessoas são espertas e o tempo todo tentará te passar para trás.

Olhando para questão do gênero em si, da pra entender porque O Poderoso Chefão é um ícone do cinema mundial e ganhou vários prêmios. É muito inteligente e retrata conflitos muito instigantes. 

Não espere um produção incrível, pois o filme é de 1972, quando não havia os recursos que temos hoje. Por isso, tiros e socos bem mentirosos, que da pra perceber que é uma atuação, sangue e coisas do tipo também da pra perceber algo bem fictício, o que hoje, nos filmes atuais, já são bem realistas. Isso não tira de foma alguma a inteligência do filme, pois o foco é a história!

Filme muito recomendado, principalmente para quem está no meio empresarial. Vale a pena, até mesmo pra quem não curte o gênero como eu!

Beijos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário