domingo, 15 de abril de 2018

[Livro x Filme x Série] Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos

Olá, Travellers!

Depois de um bom tempo sem postar nessa coluna, eu resolvi voltar com ela, mas um pouco diferente dessa vez. Hoje irei compartilhar com vocês as minhas impressões do primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais, da adaptação para os cinemas e para televisão. Por isso, hoje, o quadro sai um pouco do tradicional e vamos falar de:


A série literária Instrumentos Mortais é um grande sucesso entre os leitores e conquista cada dia mais fãs. Como caiu no gosto dos leitores, o livro acabou saindo das páginas e indo para as telas de cinema, porém não surgiu a mesma repercussão dos livros, e foi produzido apenas o filme da primeira história, Cidade dos Ossos, em 2013. Alguns anos depois, em 2016, exibida pela Netflix, surgiu a série televisiva, com o nome Shadowhunters, ou Caçadores de Sombras. Mas vamos a batalha...

O LIVRO


Eu já fiz a resenha do primeiro livro, Cidade dos Ossos, aqui no blog e muitos já sabem a minha opinião sobre a história. Mas só para reforçar e quem não leu saber, vou deixar um pequeno trecho da resenha aqui:

"Eu tive um problema muito sério de expectativa com esse livro. Como você deve saber, a série Instrumentos Mortais faz muito sucesso, sempre vejo criticas super positivas sobre o livro e super negativas sobre o filme. Eu assisti ao filme no cinema, sem conhecer nada desse universo e acabei gostando, mas quando fui ler o livro, sei lá, não rolou."

Enfim... eu não gostei de Cidade dos Ossos, achei a história muito introdutória, o que foi bem chato para ler. Eu não gostei da personagem principal nesse primeiro volume, entre outras criticas que você pode conferir na resenha.

O FILME


Como eu disse no trecho da resenha, eu tinha assistido ao filme e gostado. Eu ainda não tinha lido nada sobre a história, só conhecia de nome, mas nem sinopse eu havia lido, fui assistir ao filme e gostei. Mas não acaba por aí...

Anos depois que eu assisti ao filme, eu fui ler o livro, assim que terminei a leitura, no mesmo dia, fui rever a adaptação e tentar entender porque eu tinha gostado tanto do filme e não havia gostado nada do livro. Para minha grande surpresa, ao rever o filme eu simplesmente consegui odiá-lo mais do que odiei o livro hahahaha

Juro, eu fiquei: "Por qual motivo eu havia gostado de assistir isso? Consegue ser pior que o livro". Fora que os atores não ficaram nada bons para os papeis.

A SÉRIE


Já perceberam que eu realmente quis insistir com a história de Os Instrumentos Mortais, né? Depois de não ter gostado nada do livro e do filme, fui assistir a série e completar o ranço de vez, maaaaaas as coisas foram bem diferentes...

Eu comecei o primeiro episódio com bastante receio, ele é bem parecido com algumas cenas do primeiro livro, fui realmente sem expectativas e surpreendentemente fiquei presa à história.

Os atores são infinitamente melhores, as cenas ficaram muito mais instigantes, tem toda a parte introdutória que o livro tem, mas não ficou chato como é nas páginas. Eu comecei a amar a personagem principal, assim como todos os outros personagens.

Eu realmente me tornei uma fã da série. Maratonei as duas primeiras temporadas em poucas semanas e estou acompanhando a terceira temporada na Netflix, que está lançando um novo episódio toda semana.

A série acendeu uma esperança no meu coração literário hahaha e eu voltei a querer ler os livros. Já estou com o segundo e o terceiro livro da série aqui e pretendo ler em breve, sem muitas expectativas, mas realmente espero que seja melhor que o primeiro.


No ringue de hoje, quem leva a melhor, com certeza, é a série, com os fatos beeem mais instigantes, personagens beeem mais fortes e marcantes, além de cenas de tirar o fôlego.

E vocês? Já leram o livro ou assistiram o filme e a série? Me contem como foi a experiência. E lógico, não se esqueçam de me dizer quem venceria essa batalha se fosse no ringue de vocês!

Beijos!

18 comentários:

  1. Tudo bem? Eu li TODOS os livros da série. E amo demais! Não teve um que eu não tenha curtido. Assisti ao filme e também assisto a série.
    Adorei o filme tb.
    A série no começo eu demorei um pouco para entrar no ritmo e me acostumar, mas mais uma questão dos atores do que com a trama adaptada em si.

    Eu curti todas as modalidades. Não posso escolher, pelo simples fato de realmente amar essa série. O livro traz coisas diferentes e até mais introdutórias em cada situação, como você mencionou que foi o que te desagradou, a mim foi justamente o que me fez curtir mais ainda, pois tive a oportunidade de ter a ambientação completa e não entrar em choque com tantas coisas que ocorrem a seguir.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Assim como você, assisti o filme primeiro e gostei. Aí fui ler os livros. Gostei muito, li o primeiro volume super rápido, logo emendei o segundo volume e o terceiro. Ai vi todo mundo falando da série e fui ver. Achei uma bosta. Não consegui identificar os meus personagens nos atroes, achei tudo muito forçado e sem detalhes dos livros. Vi uns 4 ou 5 episódios e desisti, e me fez perder a vontade de continuar os livros, e eu gostei tanto dos livros! Não sei, tô dando mais um tempo pra ver se volta a vontade de continuar a leitura!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive muita curiosidade em ler os livros, mas aí vi o filme e desisti.
    A série eu achei até mais ou menos, mas depois disso tudo, acabei abandonando a meta de começar a leitura.

    Parabéns pelo post!!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Os livros da série tava na minha listinha a um bom tempo, depois não sei porque tirei e deixei de lado, meio que esqueci. Nunca assisti o filme e nem mesmo a série. Acho que hoje, se fosse pra escolher, iria assistir o filme, pois ando evitando séries. Gostei do post!
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  5. Essa série foi um marco na minha adolescencia, eu amo TANTO, mas definitivamente a série nao funcionou comigo, achei fraca demais, nao me convenceu. Já o filme, eu nem sabia da existencia hahaha seu post veio com a dica valiosa, já quero ver!

    ResponderExcluir
  6. Caramba, Nayara.
    Isso é que é ser persistente!! kkkkk
    Diferentemente de você, eu adorei o livro. Li os três primeiros da série quando ela ainda era uma trilogia! Rs...
    Já o filme eu detestei! Fui ver na pré-estréia toda animada e odiei...
    A série de tv não me animo em ver... Acho que prefiro usar o tempo para tentar ler os outros livros da Cassandra Clare!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Olá Nayara!
    Menina, eu tenho um problema com essa série também. Lembro que quando saiu o filme, eu comprei os primeiros livros em uma promoção e decidi ler,mas a leitura foi muito arrastada e não me prendeu em momento algum, sendo que adoro livros de fantasias, mas a história o tempo todo fiquei comparando com Harry Potter, apesar de ser bem diferente, mas algumas coisas me incomodaram. O filme foi uma bosta rs' de inicio gostei mas depois me perdi. A série, eu fiquei bem animada e viciada nos primeiro episódios, mas com o tempo fui deixando de lado e até hoje não finalizei a primeira temporada e nem tenho muita vontade de voltar a assistir, pois é uma história que infelizmente não me convenceu.
    Adorei a sua coluna, não conhecia rs' ficou bem bacana a sua análise.

    beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?
    Que legal esse post! Eu vi o filme mas não gostei, daí deixei a série toda del ado... Quero tentar ler depois de um tempo, mas acabo deixando sempre de lado na hora de comprar. Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  9. Achei que só eu não tinha curtido o primeiro livro, mas não estou sozinha. hahaha
    Mas já coloquei na cabeça que vou dar uma chance, pode ser que agora eu gostei mais. Afinal, se tanta gente gosta deve ficar bom depois, vai saber. rs
    O filme nunca vi e nem quero. E a série vi umas cenas aleatórias e achei meio tosco. Mas também pretendo dar uma chance. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Antigamente eu morria de vontade de conhecer essa série de livros. Todo mundo falava dela, mas ao tempo passou e hoje não sinto tanta vontade assim.

    Apesar de você ter detestado o livro, se eu for conhecer a história um dia, começarei pelos livros. Porque geralmente aprecio bem mais a história escrita do que suas adaptações para cinema e TV. É raríssimo eu achar que a adaptação chegou aos pés do livro ou conseguiu superá-lo.rs

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bom?

    Então, eu sou fã a muito tempo de Instrumentos Mortais e já vi o filme, a série e li todos os livros. Sou apaixonada pelos livros. Eu particularmente gostei bastante que o primeiro fosse mais introdutório como você disse, eu gostei porque de fato é um universo novo, com costumes e leis diferentes, e vai acontecendo tantas coisas que temos que estar informado de tudo para poder ter um bom entendimento. O filme é ridículo, simplesmente, tem quem ame e tudo mais porém eu não sou uma dessas, mudaram tantas coisas do livro e foi para pior e não melhor, além de que a escolha do elenco não foi nada satisfatória. A série comparada ao filme está sendo melhor, tem pontos que não gosto e é mais sobre a atuação do casal principal que não me convenceu muito no inicio, teve algumas mudanças bem "wtf?" mas ficou no contexto da série então tudo bem, e meu casal Malec está digno na série e estão sendo divinamente interpretados, o que é um grande ponto a favor pra mim ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Morta que você tinha amado o filme e depois de ler o livro e assistir de novo odiou! hahahahahahahahaha
    Assim como você eu assisti ao filme sem saber de nada sobre o livro, só o conhecia de nome mesmo. Mas ao contrário do que aconteceu contigo eu não me interessei, achei tão malfeito que se havia um vontadezinha lá no fundo de ler ela foi soterrada! Hahahahbahaha
    Aí veio a série e a vontade de assistir é zero. Eu definitivamente não curti a proposta e não lerei ou assistirei mais nada.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Não consegui terminar o livro, odiei o filme e nunca vi a serie. Com certeza este universo não foi feito para mim. Mas amei a coluna e quero mais coisas aqui.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu li alguns livros dessa série, mas confesso que o seriado é bem mais interessante. Acho que a autora tem uma escrita bem densa e a as vezes cansativa, por isso tenho tido dificuldade em retomar a leitura.
    Mas estou acompanhando o desenrolar da trama na Netflix.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?

    De Instrumentos Mortais, eu só li o livro e assisti ao filme. Eu, na época do lançamento, gostei do livro e gostei do filme. Não era amor incondicional, mas eu gostava do universo que a autora criou. Porém, eu não li todos os livros, apesar de ter toda a saga aqui em casa. Depois dessa postagem, fiquei com vontade de ler tudo novamente, terminar aqueles que ainda nem comecei e ver essa série para ver se a minha opinião combina com a sua. Acabei não assistindo a série, pois vi muitos comentários negativos, o que me desanimou na época. Talvez eu dê uma chance para ela logo, mas primeiro devo me aventurar novamente nas obras originais para fazer esse comparativo.

    Enfim, adorei a postagem :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    A série de livro é sem dúvidas melhor do que o filme e a série. Entretanto, ao meu ver não teve um final tão bom ou brilhante do que o final dado ao terceiro livro. Não gosto da série, para mim é completamente desnecessária, as atuações são fracas, os efeitos especiais são horríveis e se perdeu dos livros. Gosto do filme, apesar das críticas, por ter atores excelentes e que fazem jus aos personagens.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu também li o livro depois de ver o filme, mas eu curti muito o filme e acabei demorando a criar coragem para ler. Depois quando assisti ao filme de novo gostei menos ainda. Porém, confesso que minha opinião é exatamente o oposto da sua em quase tudo no post. Eu AMEI o livro e não achei ele nada introdutório. A leitura foi super dinâmica, com várias reviravoltas e coisas importantes acontecendo.
    Já a série, eu criei coragem de assistir no ano passado e achei ainda pior do que o filme. Mesmo se eu não levasse em consideração os livros e pensasse como uma série original e não uma adaptação, não vi nada ali que salvasse. O elenco é fraco (tirando o cara que faz o Magnus), o roteiro não faz o menor sentido e achei os diálogos péssimos.
    Acredito que o motivo que fez a série vencer essa batalha para você seja fato de que ela realmente não tem nada a ver com os livros e, por isso, tenha funcionado melhor para você. Mas, para mim, foi uma grande decepção.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Ola, adorei o quadro do blog. Da até vontade de fazer no refugio também.rs
    Não gostei do livro e nem do filme, por isso ainda não tinha dado chance a série, mas depois desta sua resenha positiva sobre a mesma fico até com vontade de fazer uma maratona para ver como tudo desenrola. Vou fazer isso, e depois volto para dizer o que achei.

    ResponderExcluir